CINCO FORMAS DE FAZER A VENTILAÇÃO DOS TUBOS – REVIT MEP

Tem muita ventilação errada por aí, que pode causar mau cheiro e outras patologias na construção! Mas veja:

1. Tê a 45º + joelho de 45º: É a melhor maneira, pois assim a ventilação será autolimpante. Se um dia entupir, o efluente vai escoar sem muita dificuldade. E além de autolimpante, ocupa bem menos espaço, reduzindo a profundidade das caixas sifonadas!

2. Tê a 90º + Joelho de 90º: A norma batizou essa, sendo adotada nacionalmente, porém o joelho de 90º é campeão de entupimentos. Não é nada autolimpante, e quando houver um entupimento ela vai ser obstruída! É até difícil – as vezes impossível – de passar o cabo de uma desentupidora por essa conexão. Não é porque a norma permite que devemos usar.

3. Junção a 45º + joelho de 45º: É a mais autolimpante de todas, porém devido a anatomia das peças não dá para sair com ela em algumas direções. Vou falar mais sobre isso em outro post!

4. Junção a 2% de inclinação: Permitido em casos extremos. Na norma NBR 8160, no tópico 4.3.16 item b.2, diz que quando não há espaço vertical pode-se utilizar uma junção 45º instalada em aclive mínimo de 2%. É o mínimo do mínimo do mínimo, pois ela vai trabalhar quase afogada.

5. Tê deitado: Errado! Totalmente afogada e contaminada! Vai encrustar rapidamente e entupir facinho. Além disso a norma NBR 8160 não permite, no tópico 4.3.16 o item b.1 explica bem que o ângulo deve ser entre 45º e 90º!

*Considere o efluente vindo da esquerda para direita.

Gostou do post? Salva para usar como argumento em uma possível discussão! 🔥

CONFIRA O SLIDE ABAIXO!

01
02
03
04
05
06
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Veja esse post no Instagram!